Hoje vou-te explicar como ativar a função de hibernar no Windows 10, opção que por alguma razão tem vindo desativada, por defeito, nas últimas versões do SO da Microsoft.


Clica para expandir

  No momento em que pretendes desligar o computador o Windows, normalmente oferece pelo menos três opções: desligar, suspender e reiniciar.


A opção desligar, certamente, não te causará qualquer dúvida acerca da sua função, contudo, às vezes, é difícil perceber a diferença entre suspender e hibernar, sobretudo, se és dos que já tem configurada esta última opção no teu sistema operativo.

  Hibernar o computador poderá ser encarado como um estado de suspensão mais profundo da máquina. O teu trabalho é armazenado na memória RAM antes de desligar por completo e quando o voltas a ligar podes recuperar tudo a partir do ponto de onde ficaste da última vez que estiveste na sessão. Por outro lado, quando suspendes o Windows os programas abertos ficam guardados em formato de ficheiro temporário no disco rígido e como o computador não é desligado por completo, o consumo de energia mantém-se.

Posto isto, se a tua ideia é manter o teu computador inativo durante um longo período de tempo a opção hibernar é algo a ter em conta.

Ativa a função de hibernar no Windows 10


Clica para expandir

A primeira coisa a fazer é aceder ao "velho" Painel de Controlo. Para isso clica no menu de início e escreve "painel de controlo". Posteriormente, seleciona a aplicação com o mesmo nome que te aparecerá no menu.



Clica para expandir


Clica em Hardware e Som.


Clica para expandir


Uma vez dentro do menu de Hardware e Som faz clique sobre Opções de energia


Clica para expandir


Neste menu a que acedeste não tens que configurar nada. A única coisa que tens que fazer é clicar sobre a opção Escolher o que faz o botão para ligar/desligar.


Clica para expandir


Nesta janela, clica em Alterar definições que estão atualmente indisponíveis, que surge na parte superior. Para fazê-lo, necessitarás de permissões de administrador.


Clica para expandir


Após concluíres o passo anterior, poderás selecionar as opções que pretendes que te apareçam, no momento de desligar o computador, quando acedes ao menu iniciar. A última coisa a fazer é marcar a opção Hibernar e guardar alterações.

A partir de agora, além de desligar, suspender e reiniciar, poderás hibernar o teu pc!