Compraste um computador nestes últimos anos, já com o Windows 8/8.1/10 pré-instalado? Então, certamente, verificaste que a chave do sistema operativo não surge em lado nenhum. 

Se já te apercebeste que o teu Windows começou a ficar lento e o teu disco rígido apresenta erros, é muito provável que acabes por ter que instalar o Windows 10 do zero. Compraste uma licença online? Podes usá-la para instalar o Windows em outro pc que possuas em tua casa.

Para qualquer um dos panoramas apresentados, é essencial conhecer a chave de produto do Windows 10.


Clica para expandir
[Image Source: Pexels]


Para obteres a tua chave, precisarás de recorrer a aplicações de terceiros. Uma das mais simples é chamada ProduKey, é usada para recuperar a chave do teu sistema operativo e tem uma versão em português. 

Recuperar a chave do produto do Windows 10

A primeira coisa que precisas de fazer é transferir o ProduKey do site oficial da NirSoft. Desce até à parte inferior da página, onde encontrarás os links Download ProduKey (In Zip file) Download ProduKey for x64. Transfere o correspondente à versão do teu sistema operativo, o primeiro se possuíres uma versão de 32 bits e o segundo se tiveres uma versão de 64 bits.

Logo abaixo dos links mencionados, tens uma lista de versões traduzidas. Pesquisa e clica em português para fazeres download do complemento. Nesta etapa, terás, no computador, os arquivos produkey-x64.zip e produkey_portuguese.zip .


Clica para expandir


Seguidamente, tens que descompactar o primeiro zip, na pasta onde pretendes armazenar a aplicação. Depois, extrai o arquivo ProduKey_lng.ini que tens no zip relativo à tradução do programa e move-lo para a pasta principal onde extraís-te a aplicação. Posteriormente, executa o arquivo ProduKey.exe para iniciar. 


Clica para expandir

Uma vez aberta a aplicação, será, instantaneamente, listada a chave do produto do Windows 10. Agora, basta clicar duas vezes no produto e uma janela pop-up, na qual poderás selecionar e copiar a chave, será aberta. 

Depois de terem descoberto o serial do vosso SO é hora de os guardar! Podem guardar num ficheiro de texto ou num ficheiro html.