Já alguma vez te questionaste sobre o que é e para que serve a pasta AppData que tens no teu Windows? 

Esta pasta oculta poderá ser encontrada no diretório de utilizadores (C:\Utilizadores\Nome de Utilizador\AppData), existindo uma para cada um dos utilizadores criados.

Surge sob a forma de um ícone transparente para sua fácil distinção, e dentro da mesma encontrarás três subpastas: LocalLocalLow e Roaming. Se entrares em qualquer uma delas verás que há diferentes pastas criadas com nomes de aplicações que, possivelmente, tens instaladas no computador.


Clica para expandir
[Image Source: Microsoft]


O que é a pasta AppData?

AppData é a pasta onde o Windows guarda toda a informação de configuração das aplicações instaladas no teu computador. Se há uma AppData para cada utilizador é precisamente para que o Windows possa processar diferentes configurações de uma mesma aplicação, independentemente, do user que se encontra ativo na sessão.

AppData estrutura-se em três subpastas para diferenciar as configurações locais que estão num mesmo PC, as que se encontram sincronizadas entre computadores diferentes e aquelas que pertencem a aplicações que exigem ser executadas com certos privilégios.

Não é necessário que guardes os conteúdos desta pasta no teu disco rígido quando fazes um backup, especialmente porque a maioria das aplicações já oferece a possibilidade de fazer cópias de segurança ou sincronizar dados entre computadores. No entanto, poderá ser interessante guardar os dados, por exemplo, de jogos ou outros programas que não sincronizem dados.

E as pastas Local, LocalLow e Roaming?


Clica para expandir


A pasta Roaming é onde os dados das aplicações que se encontram sincronizadas entre computadores, com a mesma conta são armazenados. Se eu tiver dois computadores conectados ao mesmo perfil de utilizador, as alterações de configuração que eu faço em um computador serão encontradas no outro quando eu conectar com o mesmo perfil.

Por exemplo, alguns browsers, como o Mozilla Firefox, armazenam os seus perfis de utilizador nessa pasta. Ao fazer isso, eles obtêm o histórico ou qualquer outro dado de navegação a partir de qualquer computador, ligado à minha conta, que eu aceda.

A pasta Local é a pasta na qual as informações associadas a um único computador são armazenadas. Os dados dessas pastas, nunca serão sincronizados com os que tens em outros computadores, sendo aí o local onde o Windows guarda os arquivos de maior dimensão, como dados de cache ou configurações que o programador considerou não serem passíveis de sincronizar.

Ao fim e ao cabo, se não estás conectado a um domínio, não haverá muitas diferenças entre a pasta Roaming Local, já que todos os dados de configuração são salvos no teu computador. Porém, existem algumas aplicações que separam a cache e a configuração colocando as mesmas em pastas separadas, deste modo, a cache permanecerá em um único computador, mas a configuração poderá ser aplicada a outro.

Por último, tens a pasta LocalLow, que, no fundo, é quase idêntica à Local. A diferença entre as duas é que a LocalLow é projetada para armazenar aplicações de nível sensível, que são aquelas apps que são executadas com uma configuração de segurança específica e mais restrita. Por exemplo, se uma aplicação requer permissões para fazer alterações de nível avançado ao teu dispositivo, os seus dados estarão sempre em LocalLow e não em Local.

Mas como encontro a pasta AppData e subpastas associadas…? 
- Pressiona WINDOWS + R para abrir a janela executar. Escreve "appdata" (sem aspas) e clica OK.