Um dos problemas que tem gerado mais controvérsia ao longo dos últimos anos, desde o lançamento do Windows 10, tem sido as políticas de privacidade inerentes ao sistema operativo da Microsoft.

Muito se deve ao grande número de reclamações efetuadas por parte dos utilizadores pois, nas últimas atualizações, o Windows 10 tem vindo a diminuir a recolha de dados de telemetria ou, pelo menos, já possui algumas opções limitadas para o utilizador restringir o que deseja partilhar com a Microsoft. 


Clica para expandir
[Image Source: Adobe Stock]

Neste ponto, devemos ter em mente que, enquanto os utilizadores consideram que a telemetria referida é uma clara violação da sua privacidade, a Microsoft argumenta que este processo é feito anonimamente para melhorar a experiência do utilizador com o sistema operativo e para corrigir falhas em versões posteriores. No entanto, esta explicação não bastou e aos poucos o Windows 10 tem vindo a ser aprimorado para silenciar, pelo menos em parte, as queixas dos seus utilizadores. 

Apesar de a Microsoft colocar à disposição do utilizador algumas opções que permitem gerir a questão da privacidade no sistema, existem soluções de terceiros que exploram esta matéria a um nível mais profundo, como é o caso do Windows Privacy Dashboard ou WPD, uma aplicação que nos ajudará a melhorar a privacidade do nosso SO.


Gere a tua privacidade com o WPD

É de referir que o WPD já se encontra atualizado para dar suporte à nova atualização do Windows 10 de outubro de 2018

Após transferir e instalar este pequeno programa gratuito, iremos deparar-nos com uma interface inicial que nos permitirá trabalhar com um total de três funções principais.

Clica para expandir


A primeira função centra-se na gestão das configurações de privacidade do sistema operativo; na segunda podemos bloquear os endereços IP de telemetria do Windows, através da firewall, enquanto a terceira e última serve para desinstalar aplicações da Windows Store, de um modo mais eficiente e completo.


Opções de privacidade do Windows 10

Assim que acedermos à primeira das funções mencionadas, constataremos que ela se divide em dois grande grupos: "Políticas de Grupo Local" e "Serviços". Em cada uma dessas secções, temos ao nosso dispor uma série de opções personalizáveis que nos permitem configurar a privacidade e ferramentas como a assistente virtual Cortana, a ferramenta de diagnóstico do sistema, a identidade de publicidade (Advertising ID), entre muitos outros aspetos.


Clica para expandir


Para saberes mais sobre cada opção disponível, basta passares o rato sobre o ícone para mostrar um texto de ajuda descritivo
Portanto, se quisermos desativar qualquer uma das opções, basta pressionar o selector correspondente e alterá-lo para a posição off


Personalizar o firewall do Windows ou remover aplicações pré-instaladas 

Por outro lado, se entrarmos na segunda função, verificamos a existência de três opções, uma para adicionar regras de bloqueio de telemetria do Windows, outra para adicionar regras de bloqueio para aplicações ligadas à Microsoft, como o Skype ou o OneDrive. E, por último, uma terceira opção (não recomendada) para bloquear o Windows Update.

Clica para expandir


 Para finalizar, saliento a função de desinstalação de aplicações que o WPD coloca à nossa disposição no ecrã inicial, onde poderemos encontrar uma lista com todas as aplicações da Microsoft Store passíveis de excluir. Recomendo cuidado nesta secção, em particular, dado o WPD não possibilitar nenhum modo de restauro das aplicações eliminadas.