Hoje vou-te explicar como ocultar pastas no Windows 10. É um pequeno truque com o qual poderás fazer com que determinadas pastas e seus conteúdos não surjam listados no Explorador do Windows, algo que poderá ser útil, por exemplo, para ocultar arquivos pessoais quando partilhas o equipamento.


Clica para expandir
[Image Source: Shutterstock]


Este truque ser-te-á útil se pretenderes esconder pastas que já criaste ou até mesmo outras que decidiste criar especificamente para ocultar aquivos. Podes também seguir as mesmas etapas para ocultar arquivos individuais.

Oculta as tuas pastas no Windows 10


Clica para expandir


A primeira coisa a fazer é navegar até à pasta que desejas ocultar usando o Explorador do Windows e posteriormente clicar com o botão direito na mesma.



Clica para expandir


Verás um pequeno pop-up com várias opções. Clica na opção Propriedades. Após isso, será aberta uma janela na qual poderás alterar diferentes parâmetros sobre a pasta ou o arquivo em questão.


Clica para expandir


Quando estiveres em Propriedades da pasta, certifica-te que tens selecionada a aba Geral. Em seguida, escolhe a opção Oculto que verás na parte inferior e clica em Aplicar para guardar as alterações. Ao selecionar a opção farás com que a pasta fique oculta.


Clica para expandir


Nota que uma pasta marcada como oculta, é apresentada através de um ícone ligeiramente transparente. No entanto, a menos que configures no Windows que não pretendes ver ficheiros ocultos, estes continuarão a ser apresentados no Explorador. Para contornares a situação, vai ao menu superior do Explorador do Windows e clica na opção Ver, que está relacionada com tudo o que é visível para ti quando procuras pastas e ficheiros no pc.



Clica para expandir



Perante as opções do menu Ver do Windows, marca/desmarca, consoante a tua pretensão, o seletor do parâmetro Itens Ocultos

Agora já sabes como configurar pastas ocultas no teu computador. Experimenta e dá o teu feedback nos comentários!