Como tornar o Windows 10 mais rápido


Uma das coisas que mais desespera qualquer utilizador é um computador lento. Quando um pc é novo, o seu rendimento e arranque é muito fluído. Contudo, com o passar do tempo e à medida que se vai dando uso, esta fluidez vai reduzindo gradualmente.

Este panorama poderá ser incentivado por diversas razões. As mais comuns estão relacionadas com os vestígios deixados pelas aplicações desinstaladas, a acumulação de arquivos temporários em vários locais do sistema, a falta de otimização, vírus, etc.

Por esse motivo, irei dar-te alguns pequenos conselhos para tentares acabar com essa lentidão no teu pc.

 
Clica para expandir
[Image Source: Pexels]

Reiniciar o dispositivo

Se és dos que trabalham num portátil, com certeza já te esqueces de o desligar. Provavelmente, 90% das vezes que paras de usar o teu computador, ele fica hibernado até à próxima vez que necessitares dele. 

Durante o seu funcionamento o Windows executa uma quantidade considerável de processos que envolvem escrita e exclusão de arquivos, afetando a velocidade do teu computador, por conseguinte, reiniciar o dispositivo ajudar-te-á a eliminar esses processos suspensos. Também permitirá que te livres de todos os arquivos desnecessários armazenados na RAM.


Desinstalar aplicações que não necessites

Quando compramos um novo computador, pensamos sempre em instalar um conjunto de ferramentas que acreditamos que nos virão a ser muito úteis. Passado um tempo, da-mo-nos conta que, na realidade, não as usamos. Ter no teu pc uma grande quantidade de apps que não usas ou software inutilizável, vai abrandar o sistema. Muitas dessas aplicações executam processos inúteis em segundo plano sem o teu conhecimento e retiram espaço às aplicações que verdadeiramente carecem dele.


A minha recomendação? Localiza aplicações que normalmente não usas e desinstala-as, assim, libertarás espaço no disco rígido e o computador irá recuperar parte da sua fluidez.

Começa já! Entra no Painel de Controlo do Windows e posteriormente em Desinstalar/alterar um programa.


Otimizar os processos de arranque

Quando se fala de processos de arranque, faz-se referência às aplicações que começam a ser executadas na inicialização do sistema operativo. Isso afeta o tempo de inicialização do sistema e limita a velocidade do computador, mesmo que o arranque já tenha terminado.

Quanto mais processos o Windows tiver que executar durante a sua inicialização, mais tempo levará para estar totalmente operacional. Para evitares esta lentidão, vai ao Gestor de Tarefas (CTRL + ALT + DEL) e clica em Arranque. Nesta secção, poderás encontrar as ferramentas que são ativadas, cada vez que o pc inicia. A partir daí, poderás desativar as que consideras que não  são importantes para a tua experiência de utilizador.


Verificar o sistema em busca de malware

Há uma grande quantidade de malware que pode afetar o teu computador sem estares ciente disso. Por exemplo, os vírus e spywares confiscam uma grande quantidade de recursos do sistema, causando lentidão sem dares por isso. Se tu não tiveres o antivírus configurado para executar uma análise periódica, deverás executar o teu antivírus para localizar e remover ameaças.


Personaliza o teu plano de energia

Os utilizadores, normalmente, definem um plano de consumo de energia mais baixo no seu pc para que a bateria dure mais tempo. O que eles não sabem é que isso afeta a velocidade de desenvolvimento da máquina. Os planos de energia do Windows determinam a rapidez com o que o sistema será executado. Se os reduzirmos, o desempenho do processador será limitado.


Para que o teu computador funcione com desempenho máximo, vai a Opções de Energia e configura o plano de energia para Alto Desempenho.

Enviar um comentário

0 Comentários