Eliminaste ficheiros do computador? Enviaste um documento para a Reciclagem e esvaziaste-a de forma a que o arquivo em questão fosse excluído permanentemente? Se achas que os dados foram mesmo eliminados, estás redondamente enganado! Atualmente, existem imensos programas de recuperação de ficheiros que conseguem reaver o que, supostamente, tinha sido excluído para sempre.

Mas, afinal, o que acontece com os nossos ficheiros depois de eliminados? 
Eles ficam apenas, de certo modo, "invisíveis" para o utilizador do computador, não desaparecendo definitivamente do teu disco rígido. Durante este processo, o Windows, simplesmente, liberta o espaço do arquivo eliminado para gravar novos ficheiros e enquanto nenhum arquivo novo ocupar esse espaço, o arquivo apagado pode ser facilmente recuperado.


Clica para expandir
[Image Source: MakeUseOf]


Apesar de a técnica de recuperação de ficheiros ser uma vantagem, por exemplo, quando excluímos acidentalmente um arquivo, ela também apresenta alguns inconvenientes para a tua segurança e privacidade.   

Deste modo, para garantir que os arquivos eliminados se tornem irrecuperáveis, precisarás de usar uma aplicação chamada Secure File Deleter (SFD), um programa que se encontra disponível em versão gratuita e numa versão profissional, com opções mais avançadas, dirigida especialmente para empresas.

 O uso deste software é extremamente simples, uma vez que nos permite excluir arquivos de diferentes maneiras. Por um lado, podemos, meramente, clicar no atalho do ambiente de trabalho e arrastar e soltar os arquivos para interface gráfica do programa, por outro, é possível, simplesmente, clicar no documento que desejas apagar com o botão direito do rato e aceder ao menu Enviar para > Secure File Deleter.



Clica para expandir


Excluir permanentemente dados sensíveis com o SFD

É de salientar que o processo de exclusão do SFD levará um pouco mais de tempo do que a técnica convencional de exclusão de arquivos, pois para cumprir com o prometido, esta app, internamente, escreve por cima dos conteúdos eliminados com outros dados aleatórios, que impossibilitam, consequentemente, a sua recuperação.

Convencido? Faz o download e testa por ti mesmo!


Download: Secure File Deleter 6.02 | Link Oficial [1.89MB]