Hora de escolher um antivírus: pago ou gratuito?


Os métodos para proteger os nossos computadores e smartphones mudaram nos últimos anos. O malware é cada vez mais e mais avançado e os métodos para sermos espiados e a nossa privacidade violada, afetam-nos com mais intensidade.


Clica para expandir
[Image Source: Pexels]

Como nos protegemos contra essas novas ameaças?

Muitos utilizadores encontram-se satisfeitos com a instalação de um antivírus gratuito e consideram que estão protegidos. Sem sombra de dúvidas, uma solução gratuita do tipo básica será melhor que não possuir qualquer tipo de proteção, contudo, não é o suficiente.  

Os antivírus gratuitos fornecem um serviço básico de proteção, mas muitas vezes incluem publicidade que inquieta o utilizador, ou avisos contínuos a solicitar a atualização para a versão paga. O mais preocupante são os casos das empresas de antivírus que foram acusadas de vender dados de uso a terceiros, sendo que tal questão, é mencionada nos termos de uso e condições, sempre que se aplica, e o utilizador aceita quando instala.

Nos programas antivírus pagos, não há publicidade e não há tráfego de dados de utilização, pois trata-se de um serviço adquirido pelo cliente.

A tecnologia

Nem todo o software antivírus é igual, nem possui os mesmos sistemas de proteção ou os mesmos métodos de análise de ameaças. A maioria dos programas antivírus gratuitos protegem contra ataques conhecidos, mas não são tão eficazes ao detetar novos tipos de malware ou novos sistemas de ataque.

Os programas de antivírus pagos oferecem uma camada extra de segurança, que fornece tecnologias mais especializadas para determinados tipos de malware ou novas ameaças ainda não conhecidas. Por exemplo, o software de segurança Avast Premier inclui a tecnologia de bloqueio de pirataria de câmaras web, impede ataques de ransomware - um tipo de software nocivo que restringe o acesso ao sistema infetado e cobra um resgate para que o acesso possa ser restabelecido -, e destrói os dados do utilizador, a seu pedido, de forma permanente. 

Segundo a Av-Test - empresa independente, que avalia e taxa softwares antivírus -, no mês de agosto, a solução gratuita do Avast conseguiu detetar 100 % das ameaças.



Clica para expandir

Esta solução, na versão Premier de proteção, também incorpora uma firewall, que proporciona ao utilizador um controlo completo do tráfego de entrada e de saída.


Atendimento ao cliente

Uma questão adicional a considerar é que o software de segurança gratuito não possui atendimento ao cliente. 

Se fores infectado por um ransomware que encriptou o teu disco rígido e te for pedido um resgate de 300€ para te libertarem o pc, certamente, irias querer o apoio de um técnico especializado na área para te auxiliar a recuperar o teu computador e a detetar se tinhas realmente um vírus.


Clica para expandir
[Image Source: Pexels]


Tudo isto nos leva à questão principal e à que tem mais peso: comprar ou não comprar

A resposta a essa pergunta é bastante flexível, mas, na minha opinião, apesar de considerar que vale a pena comprar, o antivírus não irá fazer com que deixes, imediatamente, de ter problemas com vírus só porque pagaste o software

Se todos os teus dados estão protegidos, realizas cópias de segurança, perceberás que o papel do antivírus diminui, e recai, igualmente, sobre ti e a segurança do teu sistema operativo. 

Sê responsável, navega com segurança!

Enviar um comentário

0 Comentários