A maioria dos utilizadores conecta, diariamente, o seu computador à Internet. A operação é muito simples, abrimos um browser ou navegador, escrevemos o endereço da página web e em poucos segundos temos, no nosso ecrã, as informações que procuramos. No entanto, por trás, acontece um conjunto de processos que tornam tudo isto exequível. Por conseguinte, é de salientar, um dos mais importantes - o Domain Name System (DNS) -, responsável por traduzir os nomes dos domínios em endereços IP. Deste modo, torna-se possível, solicitar as informações, por meio do navegador, ao servidor. 

Vamos então perceber como alterar o DNS no Windows 10.


Clica para expandir
[Image Source: Pexels]


O nosso provedor de Internet atribui-nos automaticamente o DNS, mas a verdade é que podemos alterá-lo para aumentar a velocidade de navegação, bem como a fiabilidade e estabilidade da conexão. Para tal, podemos aceder às opções de configuração do sistema ou usar uma ferramenta que nos permite alterar o DNS de uma forma rápida e fácil

Alterar o DNS, no Windows 10, com apenas um clique

Uma das aplicações mais populares para alterar o DNS no Windows 10 é o Public DNS Server Tool. Um software gratuito que poderás transferir através deste link. Após transferires o arquivo em formato ZIP, terás que descompactar e iniciar o arquivo executável chamado PublicDNS

Automaticamente, abrir-se-á uma janela com a interface do programa, na qual, primeiro que tudo, devemos criar um backup da nossa configuração atual do DNS, para, mais tarde, restaurá-la, se necessário.


Clica para expandir


Para realizar a operação mencionada anteriormente, teremos de optar pela opção Backup do menu e escolher o local onde queremos guardá-lo. Posteriormente, selecionamos a nossa placa de rede, na lista, e veremos, abaixo, as configurações utilizadas pelos diferentes servidores de DNS.

A partir dessa lista, após selecionar o servidor DNS que pretendemos, podemos escolher com um único clique, se clicarmos no botão Change o novo DNS que será configurado automaticamente na nossa conexão. Para garantir que o navegador assumirá as definições mais atuais, deveremos pressionar a combinação de teclas CTRL + F5. Assim, a página será recarregada com o novo DNS.