Hoje, vou explicar-te passo a passo como fazer um arranque limpo no Windows. Quando instalas um programa ou serviço, é possível que ele interfira com outros software, algo que poderá causar falhas no sistema ou até mesmo mensagens de erro quando o computador inicia. Reiniciar a tua máquina no modo de segurança poderá ajudar, embora, o teu pc não arranque todos os drivers e serviços quando inicia a partir deste modo. 

Outra alternativa, poderá passar por executar o que chamamos de arranque limpo, no qual desativamos a maioria dos drivers e programas que arrancam automaticamente com o teu Windows. Desta forma, será possível entender se há algo de errado e perceber se o problema é causado por algum programa e/ou serviço.


Clica para expandir
[Image Source: Microsoft]

Como fazer um arranque limpo no Windows


Clica para expandir


A primeira coisa que precisas de fazer é pressionar os botões do Windows + R, ao mesmo tempo. Por conseguinte, uma janela (Executar) será aberta. Digita o comando msconfig nessa janela e clica em OK para acederes a uma opção denominada Configuração do Sistema, na qual poderás configurar o comportamento do Windows quando ele inicia.



Clica para expandir


Depois de abrires a Configuração do Sistema, clica na aba Serviços para visualizares todos os serviços que estão instalados no teu computador. Em seguida, ativa a opção Ocultar todos os serviços da Microsoft para evitares alterações nos serviços essenciais do Windows, algo que poderia fazer com que o mesmo não funcionasse corretamente.

Uma vez no separador Serviços com todos os serviços da Microsoft ocultos, clica no botão desativar todos para desabilitar com um único clique todos os serviços de terceiros que se encontravam a ser executados. Posteriormente, clica nos botões aceitar ou aplicar para confirmares as alterações efetuadas.



Clica para expandir


Ao aplicar ou ao aceitar as alterações, a configuração do sistema mostrará uma janela na qual serás informado de que o teu Windows poderá precisar de ser reiniciado para aplicar as alterações. Clica no botão sair sem reiniciar, pois ainda temos que fazer algumas modificações antes de procedermos a um arranque limpo.



Clica para expandir


Agora, pressiona os botões CTRL + SHIFT + ESC ao mesmo tempo para abrires o Gestor de Tarefas. Também poderás abri-lo pressionando CTRL + ALT + DEL e escolhendo a opção Gestor de Tarefas no menu do Windows. Depois de abri-lo, clica no separador Arranque para acederes às aplicações que são executadas automaticamente quando inicias o sistema operativo.



Clica para expandir


Em seguida, o que precisas de fazer é selecionar cada uma das aplicações no menu de Arranque e pressionar o botão Desativar no canto inferior direito. A finalidade é desativar todas as aplicações que iniciam com o Windows para que a inicialização do sistema operativo seja completamente limpa.

Agora sim, podes reiniciar o teu computador.

Depois de reiniciares o computador com um ambiente de arranque limpo, será mais fácil entenderes se ainda possuis alguma anomalia no teu sistema. Se o erro ou problema desapareceu, já sabes que foi causada por uma das aplicações ou serviços desativados. Agora só precisas de identificar qual deles foi! 

Se após este procedimento o teu computador continua com erros, contacta o suporte da Microsoft, reinstala o teu sistema operativo ou expõe o teu caso na zona de comentários do blogue!